sexta-feira, 29 de março de 2013

OS CIENASTAS DE ANDRÓMEDA

Martin
Scorsese


The Perfect Framer

Marcos: Para além do excelente realizador que é, Scorsese é também um historiador de Cinema, o que lhe permite ter um conhecimento absoluto da arte que pratica, algo que se revela em todos os seus filmes. Os seus temas preferidos são a identidade italo-americana, os conceitos de culpa e redenção do Catolicismo Romano, o machismo, o crime moderno e a violência. Como Hitchcoch, costuma fazer cameos nos seus próprios filmes.

O que gosto: O seu amor pelo Cinema e os seus conhecimentos enciclopédicos. Scorsese é exímio com a câmara e com aquilo que inclui ou não num plano, conseguindo comover-me apenas através dos seus movimentos de câmara. Os seus enquadramentos são magistrais. Aquilo que ele consegue dizer e expressar com um único plano é único. A sua capacidade de penetrar o espectador de forma intensa, profunda e irreversível. É um dos realizadores da cidade que mais amo neste planeta - Nova Iorque.

O que não gosto: Não gosto mesmo nada de Goodfellas. Não gosto da sua paixão por Leonardo DiCaprio, que se tornou o seu actor fétiche depois de De Niro. DiCaprio é um excelente actor, mas aquela carinha de puto estraga a autenticidade de muitos personagens.

Os Filmes de Referência: Mean Streets, Raging Bull, Taxi Driver, New York, New York, The King of Comedy, Alice doesn't live here anymore, After Hours, The Color of Money, The Last Temptation of Christ, Goodfellas, Cape Fear, Casino, Cundun, The Age of Innocence, Gangs of New York, The Departed, Hugo

Os meus Preferidos: Raging Bull, Taxi Driver, The King of Comedy, Alice doesn't live here anymore, After Hours, The color of Money, New York Stories, The Age of Innocence, Gangs of New York, The Departed, Shine a Light

Alguns planos do mestre:





"Cinema is a matter of what's in the frame 

and what's out."

Sem comentários: