quarta-feira, 20 de março de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

George
Lucas


The Modern Mithologist

Marcos: O criador da saga e da mitologia Star Wars e do arqueologista-aventureiro Indiana Jones. É um dos mais financeiramente bem sucedidos realizadores americanos. As suas técnicas inovadoras nas filmagens de Star Wars nos anos 70 abriram o caminho para gerações de realizadores em géneros variadíssimos. A empresa que criou "Industrial Light and Magic " foi pioneira numa série de técnicas de efeitos especiais que mudaram o cinema de animação e de outros géneros na segunda metade do século XX.

O que gosto: O puro lado fantástico e mitológico da sua obra, é verdadeiramente notável. Lucas apenas realizou 3 filmes na sua carreira, e esteve 21 anos sem realizar. Mas a influência que teve na cultura norte-americana e mundial é inquestionável. Lucas criou uma mitologia para a geração do século XX que nasceu nos anos 70 e marcou profundamente todo o panorama dos efeitos especiais e do cinema de fantasia e de ficção científica. As personagens de Star Wars estão nas minhas veias desde os 5 anos. O mundo seria definitivamente muito mais pobre sem o som e a imagem inconfundíveis de um sabre de luz. May the force be with you.  

O que não gosto: Lucas não é um realizador de actores e, das duas uma, ou se é bom actor e se consegue trabalhar sem direcção ou, se se é mau, fica-se completamente à deriva, como é o caso, por exemplo, do jovem Darth Vader protagonizado pelo péssimo Hayden Christensen. 

Os Filmes de Referência: Star Wars, Indiana Jones, American Graffitti

Os meus Preferidos: Star Wars, Indiana Jones

Alguns planos do mestre:



"Learning to make films is very easy.

Learning what to make films about

is very  hard."

Sem comentários: