terça-feira, 19 de março de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Federico
Fellini



The Circus Magician

Marcos: O seu estilo muito distinto mistura a fantasia com o barroco. Após um período de neorealismo na década de 50, Fellini tomou conhecimento da obra de Jung, que viria a influenciá-lo enormemente, sendo responsável pela sua maturidade cinéfila e um estilo sobretudo onírico que marcou as suas obras mais importantes - anima e animus, o papel dos arquétipos e o inconsciente colectivo. Visões muito pessoais e idiossincráticas da sociedade, os seus filmes são uma combinação única de memória, sonhos, fantasia e desejo. A sua influência sobre outros grandes cineastas é notória, sendo citado por realizadores como Tim Burton, Terry Gilliam, Emir Kusturica e David Lynch. O adjectivo "felliniano" é sínónimo de qualquer tipo de imagem extravagante ou mesmo barroca no cinema ou na arte em geral.

O que gosto: O lado lúdico, onírico e extravagante dos seus filmes. O lado puro, ingénuo e quase até infantil. Descobri que para assistir a um filme de Fellini tenho de voltar a ter olhos de criança, e tudo fica então mais claro.

O que não gosto: Por outro lado, muitas vezes não se percebe bem o que raio é que se está a passar à nossa frente. É a realidade? É um sonho? São os pensamentos da personagem? É o realizador a falar connosco directamente? What? .... Mas para ver um filme de Fellini é preciso deixar de pensar e sentir.

Os Filmes de Referência: La Strada, Oito e Meio, La Dolce Vita, Satyricon, Amarcord

Os meus Preferidos: La Dolce Vita, Fred e Ginger, Oito e Meio

O mestre em plena acção:





"Realism is a bad word. In a sense 

everything is realistic.

I see no line between the imaginary

and the real."

Sem comentários: