quinta-feira, 28 de março de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Lean
David


The Epic Master

Marcos: Os grandes épicos são a sua imagem de marca, tendo sido considerado o 9º melhor realizador de sempre pelo British Film Institute em 2002 e 4 dos seus filmes estão entre os 11 primeiros da lista dos 100 melhores filmes da mesma instituição. Os seus filmes costumam ser admirados pelo facto de exporem de forma detalhada e aprofundada as capacidades artísticas de um realizador. Realizadores como Spielberg, Scorsese, George Lucas ou mesmo Kubrik referem-no como uma enorme influência.

O que gosto: Lean é o mestre dos grandes espaços, das grandes paisagens, dos ambientes históricos que servem de pano de fundo às suas personagens. A cor nos seus filmes é utilizada de forma sublime, tanto do ponto de vista técnico como do ponto de vista da relação que estabelece entre os diversos pontos do enredo. A Filha de Ryan é quase um manual enciclopédico de como a cor pode ser usada em cinema para conferir simbolismo ao enredo. A poesia das emoções que transbordam sempre das personagens para o cenário ou vice-versa. Nos filmes de Lean a paisagem não é só paisagem, é mais uma personagem crucial.

O que não gosto: Nada. Nem sequer existem os costumeiros "happy endings" enjoativos.

Os Filmes de Referência: Great Expectations, Oliver Twist, The Bridge on the River Kwai, Lawrence of Arabia, Doctor Zhivago, Ryan's Daughter, A Passage to India

Os meus Preferidos: The Bridge on the River Kwai, Lawrence of Arabia, Ryan's Daughter

Alguns planos do mestre:



"I think people remember pictures, not 

dialogue. That's why I like pictures."

Sem comentários: