segunda-feira, 18 de março de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Elia
Kazan



The Poetic Realist

Marcos: Introduziu uma nova geração de jovens actores às audiências, incluindo Brando e Dean. Dirigiu 21 actores a nomeações para os Oscars, resultando em 9 vitórias. Foi também um encenador teatral de sucesso. Os seus temas preferidos eram sociais ou pessoais, tais como anti-semitismo, racismo, corrupção sindical ou violência conjugal. Os seus filmes mostram habitualmente uma personagem que luta contra o destino ou o poder, contra todas as probabilidades. Kubrik proclamou-o "o melhor realizador norte-americano e capaz de milagres com os actores que utiliza."

O que gosto: É o autor daquele que eu considero o melhor filme jamais realizado - Há Lodo no Cais. É o realizador de três filmes protagonizados por aquele que eu considero o maior actor de todos os tempos - Marlon Brando: Um Eléctrico Chamado Desejo, Há Lodo no Cais e Viva Zapatta! O seu trabalho com os actores é sempre primoroso, conseguindo arrancar-lhes performances magistrais. Os temas abordados são sempre provocadores para a época e socialmente interessantes. Os filmes de Kazan apresentam uma mistura muito forte de masculinidade e feminilidade, talvez porque o próprio fosse assim mesmo - um homem forte e másculo, capaz dos maiores afectos.

O que não gosto: Não gosto do que sofreu por ter chibado amigos durante a era de MacCarthy nos EUA. Não merecia. Foi banido durante anos por fazer aquilo que ele achava que estava correcto - responder a verdade quando lha perguntaram.

Os Filmes de Referência: Há Lodo no Cais, A Leste do Paraíso, Um Eléctrico Chamado Desejo, Gentleman's Agreement, Esplendor na Relva

Os meus Preferidos: Há Lodo no Cais, Um Eléctrico Chamado Desejo, A Leste do Paraíso, Wild River

Alguns planos do mestre:





"I like directors who come on the set and create 

something that's a little dangerous, difficult or unusual."

Sem comentários: