terça-feira, 26 de março de 2013

OS CINEASTAS DE ANDRÓMEDA

Kubrik
Stanley



The Absolute Genius

Marcos: Considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos, os seus filmes costumam ser adaptações de livros ou contos e são caracteristicamente obras com uma cinematografia única e deslumbrante, atenção aos mínimos detalhes para a obtenção do mais puro realismo e a utilização de bandas sonoras cuidadas. Cobriu uma série de géneros tão díspares como a guerra, o crime, comédias românticas e negras, o horror, o épico e a ficção científica. Era conhecido por ser um perfeccionista, tanto na encenação como no seu trabalho muito próximo com os actores. O seu amor pela fotografia foi o ponto de partida para a sua carreira cinematográfica e para o cuidado que punha em todos os aspectos da imagem. A maioria dos seus filmes foram marcos inovadores no cinema, como 2001-Odisseia no Espaço (para a ficção científica), Barry Lyndon (na utilização de lentes desenvolvidas para a NASA para filmar luz de velas natural), The Shining (primeira utilização de uma Steadicam para filmar planos de tracking). Muitos dos seus filmes foram controversos na altura da sua distribuição, tendo sido posteriormente considerados obras-primas.

O que gosto: O puro génio absoluto. Todos os seus filmes são marcos de alguma coisa. A beleza e cuidado das imagens, que são como quadros autênticos. A singularidade dos ambientes e das personagens. A gama variada de géneros. Kubrik nunca fez nenhum filme suficiente ou sequer razoável ou mesmo só bom. São todos sempre para cima de Muito Bom.

O que não gosto: A complexidade que impera em todos os seus filmes exige muito do espectador. Kubrik não é para qualquer dia. Ele é uma espécie de Dostoievski do Cinema. Mas, como um verdadeiro mestre, Kubrik mostra-nos sempre aquilo que deveríamos saber - que o mundo não é um sítio nada fácil, simples ou bonito.

Os Filmes de Referência: Lolita, Dr. Strangelove, 2001-Odisseia no Espaço, Laranja Mecânica, The Shining, Full Metal Jacket, Eyes Wide Shut

Os meus Preferidos: Lolita, Dr. Strangelove, 2001, Laranja Mecânica, The Shining, Full Metal Jacket

Alguns planos do mestre:


"If it can be written, or thought,
it can be filmed."

Sem comentários: