sexta-feira, 3 de novembro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - M

MARTE
ÇGLºÇFLHGºLFºÇLGºFL
"Oh man! Wonder if he'll ever know
He's in the best selling show.
Is there life on Mars?"
David Bowie (Life on Mars)
ÇGLºÇFLHGºLFºÇLGºFL
ÇGLºÇFLHGºLFºÇLGºFL
ÇGLºÇFLHGºLFºÇLGºFL
O Planeta Marte: Depois de Vénus, Marte é o nosso vizinho mais próximo e partilha algumas características com a Terra - os dias têm uma duração muito próxima dos dias terrestres e as estações do ano são também quatro. À noite surge nos céus como uma estrela vermelha, razão pela qual os romanos o baptizaram com o nome de Marte, o deus da guerra e os asiáticos (chineses, coreanos e japoneses) "Estrela de Fogo", baseando-se nos cinco elementos da filosofia tradicional oriental.
ÇGLºÇFLHGºLFºÇLGºFL
Os Canais de Marte: Durante muito tempo acreditou-se que Marte era ou poderia ter sido habitado por alguma espécie de vida inteligente, uma vez que as observações do planeta sugeriam a existência de algo parecido com canais construídos. Este facto levou à mitificação de Marte e ao aparecimento de uma mitologia povoada de marcianos e seres alienígenas que durante décadas fez as delícias da indústria cinematográfica e dos autores de comics. Mais tarde provou-se que os supostos canais constituiam apenas uma ilusão de óptica.
ÇGLºÇFLHGºLFºÇLGºFL
Orson Welles: Em 1938, o genial realizador e actor americano concebeu uma adaptação para rádio do famoso romance de ficção de H. G. Wells "A Guerra dos Mundos" – que ficciona sobre uma suposta invasão da Terra por marcianos hostis. A voz inimitável e poderosa do actor causou o pânico generalizado em todo o país, havendo inúmeras pessoas que garantiam ter sentido o cheiro do gás venenoso lançado pelos alienígenas ou ter visto as luzes longínquas do suposto assalto dos marcianos.
ÇGLºÇFLHGºLFºÇLGºFL
Quem são, realmente, os marcianos? ... Nós ou "eles"? Sempre que demarcamos ou “marcamos” os outros, quaisquer outros, estamos automaticamente a catalogar-nos também a nós próprios e a perder qualquer legitimidade para julgar. Porque, pelo mesmo prisma, teremos que aceitar ser julgados
ÇGLºÇFLHGºLFºÇLGºFL

Sem comentários: