terça-feira, 7 de novembro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - O

OPPENHEIMER



“Enola gay, is mother proud of little boy today
Aha this kiss you give, it’s never ever gonna fade away”
Orchestral Manouvers in the Dark (OMD)



FFDGFDGGFGF
Robert Oppenheimer: Físico norte-americano, director do projecto Manhattan – desenvolvimento da bomba atómica – durante a II Guerra Mundial. Oppenheimer realizou pesquisas importantes em astrofísica teórica, física nuclear, espectroscopia e teoria de campo quântica. Foi também o primeiro a sugerir a existência do que hoje conhecemos como buracos negros.
O pai da bomba atómica: Após a destruição das cidades de Hiroshima e Nagasaki, Oppenheimer lamentou a utilização da bomba atómica para fins destrutivos. Depois da guerra, foi nomeado principal consultor da recente criada Comissão Americana de Energia Atómica e usou a sua posição para fazer lobby pelo controlo da energia atómica e contra a corrida nuclear entre os EUA e a União Soviética.

Little Boy: A bomba lançada sobre a cidade japonesa de Hiroshima a 6 de Agosto de 1945. Causou a morte de cerca de 70.000 pessoas e destruiu a cidade num raio de 2 kms. Foi largada do bombardeiro B-29 Enola Gay, pilotado pelo Tenente-Coronel Paul Tibbets e explodiu às 8.15 da manhã, com uma potência equivalente a 13 quilotoneladas de TNT.

Fat Man: A bomba lançada sobre Nagasaki, 3 dias mais tarde, a 9 de Agosto de 1945. Foi lançada do bombardeiro B-29 Bockscar, pilotado pelo Major Charles Sweeney e tinha uma potência de 25 kilotoneladas, muito superior à primeira. Mas o terreno montanhoso da cidade resultou em menores danos. Morreram cerca de 40.000 pessoas, logo após a explosão.

Bombas poderosas … Há quem por nós passe e nos deixe um sorriso terno no olhar, há quem fique para sempre, mesmo que apenas no coração e há quem arrase qualquer possibilidade de vida, destruindo uma parte de nós à sua passagem, matando-nos silenciosamente com cada palavra, cada gesto, cada acção e roubando-nos um pedaço precioso da nossa alma que dificilmente será recuperado …
ÇLGJÇFJGÇLJLFG
DÇLGºÇLDFºGL

Sem comentários: