terça-feira, 28 de novembro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - W

WORMHOLE
lfkjglfjklg
" 'É esse o efeito de se viver para trás.', disse a Rainha, gentilmente, 'Deixa-nos sempre um pouco tontos ao princípio ... mas há uma grande vantagem, a nossa memória funciona para ambos os lados."
Lewis Carroll (Alice Do Outro Lado do Espelho)
lfkjglfjklg
Wormhole: Hipotética propriedade do espaço-tempo que constitui um atalho através dessas duas dimensões. Um wormhole é formado por duas entradas/saídas ligadas por um corredor. Logo, em teoria, os wormholes permitem viagens no tempo, uma vez que seria possível atravessar enormes distâncias espaciais e temporais através destes atalhos.
O termo foi introduzido pelo físico americano John Wheeler em 1957, que estabeleceu uma analogia com o percurso que uma minhoca (worm) percorre quando cava um buraco (hole) numa maçã e a atravessa mais rapidamente até ao lado oposto - o mesmo seria possível entre locais muito distantes do universo.
lfkjglfjklg
Buracos Negros: São objectos previstos pela teoria da relatividade, com um campo gravítico tão forte que nada lhes escapa, nem mesmo a luz. A sua fronteira chama-se horizonte de acontecimentos, a partir da qual, hipoteticamente e caso fosse possível aproximarmo-nos, se torna impossível qualquer fuga, uma vez que a velocidade de escape é maior do que a velocidade da luz.
A sua existência encontra-se bem fundamentada através de observações astronómicas, sobretudo da emissão de raios X em determinadas zonas do espaço.
lfkjglfjklg
Buracos Brancos: São corpos celestes que constituem reversos temporais dos buracos negros. Enquanto que um buraco negro atrai e absorve a matéria circundante, um buraco branco poderá repeli-la ou até mesmo ejectá-la. Os buracos brancos são a possível solução para as equações de Einstein que descrevem os wormholes. A entrada é um buraco negro e a saída um buraco branco.
Mas a teoria não prevê que haja ligação entre a entrada e a saída, uma vez que os wormholes são instáveis, desconectando-se assim que são formados, e também porque a teoria apenas funciona no vácuo, quando não há interferência de matéria.
lfkjglfjklg
Stephen Hawking: O popular físico norte-americano é especialista em buracos negros. Juntamente com Bardeen e Carter, propôs as 4 Leis da Mecânica dos Buracos Negros e calculou ainda que estes deveriam criar e emitir termicamente partículas subatómicas, conhecidas actualmente como Radiação Hawking, até esgotarem a sua energia e evaporarem.
Hawking é um dos mais prolíficos cientistas da actualidade, tendo escrito 2 das mais importantes e prestigiadas obras de divulgação científica: Breve História do Tempo e O Universo numa Casca de Noz. Para quem se interessa por estes temas, são 2 livros excepcionalmente bem escritos, explicando de forma simples e divertida conceitos complexos e fascinantes.
lfkjglfjklg
Na maioria dos casos a realidade consegue ser bem mais fascinante do que a própria ficção ... mas o que dizer da nossa própria imaginação, terreno escorregadio e propulsionado por um motor tão flexível chamado pensamento, que nos permite ziguezaguear por todas as regiões, possíveis e impossíveis, num espaço de minutos, em qualquer lugar, sempre que quisermos? ... será a nossa vida interior tão legitimamente real quanto a nossa vida física? ... porque não? ...
lfkjglfjklg

Sem comentários: