quinta-feira, 30 de novembro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - X

RAIOS X
gffdgfgfg
"Because inside every straight
upright citizen a tormented
emotionally impaired psycologically
damaged personality resides
And beside every crooked man
stands an angel with wings
and the spirit can do truly wonderous things"
Kinks - X-Ray
lvºçflºvlfºçlv
Raios X: Forma de radiação electromagnética com um comprimento de onda entre os 10 e os 0.01 nanometros, correspondentes a frequências na ordem dos 30 aos 30.000 PHz. Os Raios X são usados fundamentalmente para radiografias de diagnóstico e cristalografia.
.fçjgklfjg
Observação de Objectos Celestes: Uma vez que a radiação X é absorvida pela atmosfera da Terra, os instrumentos utilizados para observar os raios X têm que ser transportados até uma altitude elevada, através de balões e foguetões e, actualmente, satélites. A emissão de raios X provém de fontes contendo gases a temperatures muito elevadas. O primeiro destes objectos foi descoberto em 1962 por Riccardo Giacconi (galardoado com o Nobel) e chama-se Scorpius X-1, na constelação do Escorpião, localizada na direcção do centro da nossa galáxia. Actualmente sabe-se que as fontes deste tipo de radiação são estrelas compactas, como as estrelas de neutrões, os buracos negros, agrupamentos de galáxias, restos de supernovas e anãs brancas.
A NASA lançou no espaço até ao momento 4 Grandes Observatórios de Raios-X espaciais: Hubble Space Telescope (HST); Compton Gamma Ray Observatory (CGRO); Chandra X-Ray Observatory (CXO); Spitzer Space Telescope (SST)
.fçjgkfjg
Espectro electromagnético: Constitui a gama de todas as possíveis radiações electromagnéticas. O espectro electromagnético de um determinado objecto é a gama de frequências de radiação electromagnética que ele emite, reflecte ou transmite. O espectro electromagnético varia desde as ondas de alta frequência (rádio) até às de baixa frequência (raios gama), cobrindo frequências de onda de milhares de quilómetros até às do tamanho de um átomo.
O espectro compõe-se das seguintes frequências, em escala decrescente:
Rádio
Microondas
Terahertz
Infravermelhos
Luz visível (uma porção ínfima do espectro)
Luz ultravioleta
Raios X
Raios Gama
.fçjgklfjg
E se conseguíssemos ver toda a gama do espectro electromagnético? ... o mundo seria completamente diferente ... nós seríamos totalmente diferentes ... e muito provavelmente não possuiríamos nenhuma das características que nos distinguem das inúmeras outras espécies vivas ... talvez "vermos" demasiado nos tornasse infinitamente menos interessantes ... porque o mistério que nos move torna-nos infinitamente mais especiais ...
vçfkvçfkdv

Sem comentários: