domingo, 26 de novembro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - V

VIA LÁCTEA
djglkfjglfkjlgfjlfjdl
"Tell me did the wind sweep you off your feet
Did you finally get the chance to dance
along the light of day
And head back to the Milky Way
And tell me, did Venus blow your mind
Was it everything you wanted to find
And did you miss me while you were looking
for yourself out there"
Train (Drops of Jupiter)
djglkfjglfkjlgfjlfjdl
A Via Láctea: O termo deriva do grego "galaxias". Demócrito foi o primeiro a reconhecê-la como um cojunto de estrelas distantes. O termo "láctea" nasceu a partir da banda de luz branca que surge através da esfera celeste e que é visível da Terra. O disco principal da Via Láctea tem cerca de 80.000 a 100.000 anos-luz de diâmetro, cerca de 250.000 a 300.000 anos-luz de circunferência e cerca de 1000 anos-luz de espessura. Se a galáxia fosse reduzida a 130 km de diâmetro, proporcionalmente, o nosso sistema solar teria apenas 2 milímetros de largura!
djglkfjglfkjlgfjlfjdl
Idade da Via Láctea: Calcula-se actualmente que tenha cerca de 13.6 biliões de anos, o que é quase tanto como o próprio universo.
djglkfjglfkjlgfjlfjdl
Onde nos encontramos na Via Láctea: O nosso Sol está localizado próximo da borda interior do braço de Orion, a uma distância de cerca de 30 mil anos-luz do Centro da Galáxia. O sistema solar demora cerca de 225-250 milhões de anos a completar uma órbita (um ano galáctico) e pensa-se que tenha completado 20 a 25 órbitas destas durante a sua vida, ou 0.0008 órbitas desde o aparecimento da vida humana. A velocidade da órbita solar é de 217 km/s. A nossa galáxia viaja a cerca de 600 km/s, o que significa que viajamos a cerca de 51.84 milhões de km por dia, ou seja, por ano viajamos algo como 4.5 vezes a distância da Terra a Pluto, na sua fase orbital mais próxima.
djglkfjglfkjlgfjlfjdl
Onde se encontra a Via Láctea: A Via Láctea e Andrómeda constituem um sistema binário de galáxias espirais gigantes que formam juntamente com outras 50 galáxias vizinhas o Grupo Local que, por sua vez, faz parte do Aglomerado de Galáxias de Virgem. Em redor da Via Láctea orbitam duas galáxias mais pequenas e um conjunto de galáxias anãs. A maior delas é a conhecida Grande Nuvem de Magalhães, com um diâmetro de 20.000 anos-luz.
djglkfjglfkjlgfjlfjdl
A Mãe da Via Láctea: De acordo com a mitologia grega, a Via Láctea foi concebida por Hera que, num acesso de ira, derramou leite pelo céu ao descobrir que Zeus a tinha enganado, para que alimentasse o jovem Heracles. Noutra versão, Hermes faz Heracles entrar no Olimpo à sucapa para beber dos seios de Hera adormecida. Heracles morde o mamilo de Hera, fazendo o seu leite jorrar pelos céus e formar a Via Láctea.
djglkfjglfkjlgfjlfjdl
O que acontecerá à Via Láctea: Calcula-se que Andrómeda se aproxima da Via Láctea a 300 km/s e que poderemos colidir com ela dentro de 3 ou 4 biliões de anos. Se isso acontecer, pensa-se que o Sol e todas as estrelas colidirão com as estrelas de Andrómeda, fundindo-se durante 1 bilião de anos para formar uma nova galáxia elíptica.
djglkfjglfkjlgfjlfjdl
Somos meras cabeças de alfinetes em alta velocidade ... insignificantes peças de uma maquinaria grandiosa, girando num carrocel louco de energia e matéria, sem saber de onde vimos, para onde vamos ou o que fazemos realmente aqui ... talvez o melhor que tenhamos a fazer seja mesmo apreciar o brilhante espectáculo pirotécnico e darmo-nos por sortudos de termos tido a oportunidade de sermos, por brevíssimos segundos cósmicos, um único e inimitável alfinete ...
djglkfjglfkjlgfjlfjdl

Sem comentários: