segunda-feira, 6 de novembro de 2006

VIAGENS IV

PARIS
glºçglhºlºhlºçlhgºçlg


glºçglhºlºhlºçlhgºçlg
"Pour te dire je t'aime
Aussi loin que tu sois
Une part de moi-même
Reste accrochée à toi
Et l'autre solitaire
Recherche de partout
L'aveuglante lumière
De Paris au mois d'août"
Charles Aznavour


Tentei escrever sobre Paris
Tentei usar palavras caras
Encostei a pena ao nariz
Mas as luzes foram raras

Admito que falhei
Tive que me dar por vencida
Nem uma gota de verve saiu
E estou completamente esvaída

Guardei apenas momentos
Pequenos e intensos fragmentos
Que como flashes de memória
Me contam uma doce história

Era uma vez uma cidade
Envolta em suave neblina
Nela se erguia uma torre alta,
Elegante e feminina

Por lá um belo rio serpenteava
E uma míriade de pontes o polvilhavam
Do topo de magníficas catedrais
Terríveis gárgulas espreitavam

O arco triunfal, a avenida descomunal
Deslumbrantes e vastos jardins
Quartier Latin, Montmartre, Pigalle
Desdobrando-se por escadarias sem fim

Foi em Paris que encontrei
Um sorriso enigmático
Foi em Paris que me deslumbrei
Com um minúsculo pensador surumbático

E pensei para comigo
Que aquela cidade nunca antes vista
Desenhada capaz era de ter sido
Por um mestre impressionista

E concluí com um sorriso
Que na verdade podia até ser
Que Paris existisse apenas
Num postal comprado ao entardecer




Sem comentários: