domingo, 12 de novembro de 2006

AS LETRAS DE ANDRÓMEDA - Q

QUARK

"Three quarks for Muster Mark!
Sure he hasn't got much of a bark
And sure any he has it's all beside the mark."

James Joyce (Finnegans Wake)

Quark: Um dos dois constituintes básicos da matéria (o outro é o leptão). Os quarks são as únicas partículas fundamentais que interagem através de todas as 4 forças fundamentais – Força Electromagnética, Forças Nucleares Forte e Fraca e Força Gravitacional (ver As Letras de Andrómeda-F). Foi Murray Gell-Mann quem pela primeira vez sugeriu a sua existência.

James Joyce: O genial escritor irlandês serviu de inspiração a Gell-Mann quando chegou a altura de nomear esta nova partícula. O físico norte-americano pediu emprestada a expressão ao romance Finnegan’s Wake, este também uma das obras mais complexas e controversas da literatura mundial, onde Joyce inventa a expressão “Three quarks for Muster Mark”, referindo-se aos 3 “vivas” que um bando de pássaros oferece ao personagem principal.

Sabores e Cores dos Quarks: Os Quarks são classificados como tendo os sabores “Up”, “Down”, “Strange”, “Charm”, “Bottom” e “Top”. Os mesões são formados por dois quarks e os hadrões por três. Exemplo: O protão é um hadrão formado por 2 quarks “up” e um quark “down”. Para além disto, os quarks também possuem as cores “red”, “green” e “blue”, apesar desta propriedade ser apenas uma forma de os catalogar e nada ter a ver com as características das cores na natureza. Tal como as 3 cores primárias, os quarks podem existir em 3 estados diferentes.

Onde está a nossa essência? ... Onde realmente acabamos e começamos? Seremos capazes de nos decompormos a nós próprios até chegarmos a uma única palavra, uma única emoção, um único adjectivo que nos caracterize fundamentalmente e nos defina simplesmente? Impossível ou um desafio a experimentar? ...

Sem comentários: