terça-feira, 15 de janeiro de 2008

EM BUSCA DE PALAVRAS 6

A Melhor Amiga de Um Sniper – Parte V
ºçfdlg



ºç~flº~dçf

A lista era a seguinte:
Inimigo às Portas
O Resgate do Soldado Ryan
Falsas Aparências
Assassino Contratado
Ghost Dog – O Método do Samurai
O Matador
O Assassino
28 Minutos Para Matar
Alvo Errado
Léon, O Profissional
Shadowboxer
O Atirador
kfçldksf
E o tipinho da FNAC teclava rapidamente e só me dizia que estava tudo esgotado. Mas eu acho que ele estava era com medo que eu sacasse de uma Colt qualquer e desatasse a disparar para as estantes da loja, a ver se os filmes saltavam por milagre. Fiquei a imaginá-lo a pensar “Mas que raio anda esta gaja a fazer?”
Ando a fazer pesquisa sobre assassinos profissionais e snipers ...
Até agora, e vistos 2 dos filmes da lista (aliás, revisto um e visto pela primeira vez outro) descobri várias coisas fundamentais:
klfçdlsf
- Shadowboxer é uma bodega de filme (apesar de ter dois dos maiores actores da geração actual do cinema – Hellen Mirren e Cuba Gooding, Jr)
- Mas o que é que passou pela cabeça de Hellen Mirren e Cuba Gooding Jr. para entrarem nesta m......?!!!!! (talvez notas muito verdinhas ...)
- É que o filme é mesmo uma porcaria do outro mundo ...
- Léon ensinou-me que:
-- um sniper deve vestir roupa da mesma cor do chão onde está deitado, para passar despercebido
-- a espingarda é a primeira arma que um assassino aprende a utilizar, porque nos permite manter a distância do alvo (Léon chama-lhe cliente, mas eu acho que é do inglês dele não ser lá muito bom, porque afinal de contas quem manda matar é que é o cliente, certo? ... ou se calhar não ... vá-se lá entender a cabeça dum "cleaner" françiú ...); quanto mais profissionais nos tornarmos, mais próximo nos podemos aproximar do alvo (cliente), por exemplo, a faca é a última coisa a aprender
-- a protecção da mira só se tira no último instante, porque reflecte a luz e revela a nossa posição
-- se deve manter a calma, respirar lentamente, observar os movimentos do alv... cliente como se estivéssemos ao seu lado, respirar fundo e só então disparar
-- Epá, pese embora a comicidade e pura fantasia, Léon continua a ser um filme sensacional e delicioso, com o humor negro muito especial de Luc Besson - Gary Oldman faz um personagem histriónico a não perder e a pequena Natalie Portman (que na altura tinha apenas 12 anos) já prometia ser a grande actriz que é hoje em dia.
,f-d,g-
A história, para quem não sabe, é simples: uma miúda escapa à limpeza total da sua família por um polícia da DEA corrupto e esconde-se no apartamento do seu vizinho que, por acaso, é um assassino profissional, vive apenas com a sua planta que trata como se fosse uma irmã e não quer chatices. Ela lá o convence a ensinar-lhe os básicos da vida de “limpador” e ele torna-se uma espécie de pai-namorado platónico desta criança prodígio determinada a vingar a morte do seu pequeno irmão de 4 anos.
Há cenas deliciosas, como quando ela lhe pergunta o nome, ele responde Léon, ela diz “que nome giro” e ele se engasga todo com o pacote de leite que estava a emborcar (sim, ele só bebe leitinho) porque a miúda é saída da casca e já sabe seduzir com aquela idade tenra.
lçfkgçlfg
Léon, o Profissional foi apenas o primeiro de muitos filmes nesta pesquisa, que já deu o pontapé de saída há muito tempo. O que aprendi com Léon parece-me agora pouca coisa, para as fascinantes descobertas que já fiz entretanto. Por isso, se quer saber mais, não perca os próximos episódios de "A Melhor Amiga de Um Sniper" :)
No próximo episódio, as lições de Ghost Dog, um assassino muito especial ...
Hasta la vista, baby
mfmf,.

ldkkld
E um cheirinho do filme ;)
fjdlsk

1 comentário:

Dry-Martini disse...

Uma vez que anda numa de filmes sobre assassinos e snipers, e se a sua pesquisa puder esperar por 28 de Fevereiro aconselho-a a ver também o novo filme dos irmãos Coen "No Country for Old Man" onde o actor Javier Barden faz de serial killer :) É a minha humilde sugestão!