sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

ORCA
ÇFKºÇLFD


FÇLºDFL
As orcas, ou baleias assassinas, são um dos mais poderosos predadores do mundo. Alimentam-se de outros mamíferos marinhos, como focas, leões marinhos e até baleias, utilizando dentes que podem atingir os 10 centímetros de comprimento. Já foram avistadas a atacar focas que se encontram em cima de placas de gelo, agarrando-as sem piedade. Também se alimentam de peixe, lulas e pássaros marinhos.
GKÇLFKG
Apesar de frequentarem com maior regularidade águas costeiras frias, podem ser encontradas desde as regiões polares até à zona do Equador.
GOLºFÇLG
As orcas caçam em grupos familiares até 40 indivíduos. Parecem existir populações de orcas tanto residentes como nómadas. Estes diferentes grupos podem perseguir diferentes animais e utilizar diferentes técnicas para os caçar. Os grupos residentes tendem a preferir peixe, enquanto os grupos nómadas preferem mamíferos marinhos. Ambos os tipos de grupos utilizam técnicas de caça cooperativas e eficazes, que alguns cientistas comparam ao comportamento das alcateias de lobos. As orcas são também conhecidas por "brincarem" com as suas presas, utilizando-as como se se tratassem de bolas que arremessam entre si.
ÇGº~FÇG
As baleias produzem uma ampla variedade de sons para comunicarem entre si e cada grupo possui sons distintos que são reconhecidos pelos seus membros, até a uma grande distância. Utilizam a ecolocalização para comunicar e caçar, produzindo sons que viajam através da água até embaterem em objectos e ricochetearem até à sua autora, revelando a respectiva localização, tamanho e forma.
FGºÇF
As baleias assassinas são extremamente protectoras relativamente às suas crias e é frequente outras fêmeas adolescentes ajudarem uma progenitora nos cuidados da respectiva cria. As mães dão à luz
num período que varia entre os 3 e os 10 anos, após uma gravidez de 17 meses. A sua vida pode prolongar-se até aos 50 ou mesmo 80 anos, em liberdade. Uma orca adulta mede entre 7 e 10 metros e pesa cerca de 6 toneladas.
ÇGºLFºÇLG
As orcas são imediatamente reconhecíveis pela sua cor branca e preta e possuem enorme inteligência, pelo que podem ser domadas para participarem em espectáculos aquáticos. Talvez por serem muito perigosas e extremamente inteligentes, as orcas nunca foram muito caçadas pelos seres humanos.

LDFºÇLF
ÇLGºF
Bolas, que és mesmo doida pá!
Completamente avariada do sistema
Vejam bem os saltos que esta gaja dá
Sem nenhum tipo de problema
LFºDÇL
Não admira que ande meio mundo
A fugir de ti como o diabo da cruz
Lá no teu mundo profundo
Só se safa quem for tão avariado como tu!

Sem comentários: