domingo, 20 de janeiro de 2008

EM BUSCA DE PALAVRAS 7

AVISO: Este post é de leitura interdita a menores de 18 anos ou a pessoas sem o mínimo de bom senso ou senso de humor dentro da tola
çlfºçdl
A Melhor Amiga de Um Sniper - Parte VI
çlfºdçlf

çfdlºdçlf
A minha pesquisa continuou com Ghost Dog – O Método do Samurai, um filme simples e brilhante com o maravilhoso Forest Whitaker.
Ghost Dog é um assassino profissional que segue o Método do Samurai, mantendo-se fiel ao seu protector e salvador, apesar deste seu protector e “amo” ser um reles mafioso de segunda categoria, velho e cansado, estúpido que nem uma porta e com algum coração mas pouca honra.
Ghost Dog é um filme tocante e poético sobre um pobre miúdo de rua que se transforma num terrível e exímio assassino profissional e cuja honra de samurai o leva a manter-se fiel a alguém que não merece de todo essa fidelidade.
dkfdk
O que aprendi com Ghost Dog? Bebam estas pérolas de sabedoria zen:
lkgçlfkg
“O Método do Samurai é encontrado através da morte. A meditação sobre a inevitável morte deve ser diária. Todos os dias, quando o corpo e a alma repousam, devemos meditar e imaginar-nos trespassados por setas, espingardas, lanças e espadas, arrastados por ondas, lançados numa grande fogueira, atingidos por relâmpagos, soterrados por um grande terramoto, caindo de penhascos de 3 mil metros, morrendo de doenças ou cometendo sepukko pela morte do nosso mestre. E todos os dias, sem excepção, devemos considerar-nos mortos. É esta a essência do Método do Samurai.”
(xiiiiça!!!! que isto começa bem ... estarei viva ou morta, enquanto escrevo isto?)
kfçldk
“É mau quando uma coisa dá origem a duas. Não devemos procurar mais nada no Método do Samurai. Isto aplica-se a tudo aquilo a que pode chamar-se “método”. Se compreendermos isto, estaremos aptos a reconhecer outros métodos e a sermos mais coerentes com o nosso próprio método.”
(tradução: se os queres vencer, não te juntes a eles, observa e mantém-te na tua)
dljkfd
“Se quisermos descrever resumidamente a condição do Samurai, podemos apontar como característica primordial a fidelidade absoluta ao amo. Não esquecer que o amo é o aspecto mais fundamental de um ‘servidor’ ”.
(alguém devia era ter dito ao Ghost que aquele amo era coisa pó fraquito)
kfklçdkçf
“Ver o mundo como um sonho é uma boa perspectiva. Quando temos um pesadelo, acordamos e convencemo-nos que foi apenas um sonho. Diz-se que o mundo em que vivemos não difere muito disso.”
(epá! eu sabia pá! eu sabia que estava a ter um pesadelo! ufa!)
.jlkfdj
“As questões importantes devem enfrentar-se de forma ligeira. As questões insignificantes devem tratar-se com a maior seriedade.”
(oh Mestre Ghost Dog, esta não atingi ... a sério ... explica lá outra vez ... então, quer dizer, se me falta a pasta de dentes devo ter um ataque de histeria e ir a correr ao supermercado mesmo que sejam 4 da matina, mas já se me despedirem, devo sorrir e dizer obrigada? continuo sem perceber ... mas eu sei que é porque ainda não me permitistes atingir a luz ...)
jglkfdjg
“Segundo um dos anciãos, eliminar o inimigo no campo de batalha é como um falcão a caçar um pássaro. Ainda que esteja rodeado por 1000 outros pássaros, o falcão só presta atenção àquele que já seleccionou.”
(o pior é quando os outros 999 “pássaros” já nos seleccionaram a nós ...)
çjgçlfkdg
“Nas palavras dos antigos, devemos tomar as nossas decisões no tempo que demora respirarmos 7 vezes. É uma questão de estarmos determinados e termos o espírito para levar a coisa por diante e atravessarmos para o outro lado.”
(pois, até porque há decisões que se tomarmos no tempo que demora 7 vezes a respirar, atravessamos mas é mesmo lá para o outro laaaaaado)
kfçdlk
Quer saber mais pérolas zen de Ghost Dog? Então não perca o próximo episódio de “A Melhor Amiga de um Sniper”

çlºçdl
E aqui fica um cheirinho do filme:
dºçdl


kçlfk
Hasta la vista, baby

Sem comentários: