sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

LOBO
F.º~DGF


LDKÇLKF

Os lobos são lendários pelos seus uivos que provocam calafrios e que usam para comunicarem entre si. Um lobo solitário uivará para atrair a atenção da sua alcateia, enquanto que os uivos comunitários podem servir para enviar mensagens de uma alcateia a outra. Alguns uivos são de confronto. Tal como os latidos dos cães, os lobos podem começar a uivar simplesmente porque um lobo próximo o está a fazer.
ÇLGºFÇG
Os lobos são a espécie maior da família dos cães. Os lobos cinzentos são os mais comuns e ocupavam todo o Hemisfério Norte em tempos idos. Mas os lobos e os humanos têm uma longa história de inimizade. Embora quase nunca ataquem humanos, os lobos são considerados por aqueles como dos mais terríveis e assustadores vilões do mundo animal. Para isto contribui e muito o facto de atacarem, sim, animais domésticos, pelo que inúmeros lobos têm sido alvejados, apanhados em armadilhas e envenenados.
Este conflito existente entre o Homem e o Lobo tem fortes raízes que oriundam sobretudo a partir do período medieval, altura em que o lobo começou a possuir a conotação de animal maligno, devorador de homens, mulheres e crianças. As causas desta atitude parecem ter origem, fundamentalmente, na Igreja Católica, que utilizava o lobo como símbolo satânico, animal que punha em causa o rebanho de Deus. A grande religiosidade do povo medieval, fez com que depressa assimilassem esta ideia, dando ao lobo uma dimensão mitológica e sobrenatural, expressa em várias lendas, histórias e crenças, algumas delas ainda hoje vivas em determinadas comunidades.
ÇFLGFºÇ
Os lobos vivem e caçam em grupos entre 6 a 10 animais. Percorrem distâncias de cerca de 20 quilómetros por dia e são extremamente sociais – cooperam na caça das suas presas preferidas – veados de grande porte, corços e javalis. Observam um grupo de presas, rondam-nas tentando pô-las em movimento e desta forma escolhem as mais fracas ou mais lentas. Uma vez escolhida a presa podem rondá-la durante vários dias, tentando enfraquecê-la cada vez mais, física e psicológicamente com a pressão exercida. Quando obtêm êxito não se fazem de rogados e um lobo pode consumir 9 quilos de carne numa única refeição. Também se alimentam de mamíferos pequenos, pássaros, peixe, lagartos, cobras e fruta, porque, ao contrário do que se pensa, a sua taxa de sucesso em caçadas grandes é muito baixa.
O seu olfacto é poderosíssimo, 100 vezes maior do que os humanos.
kfldk
As alcateias estão organizadas de acordo com uma hierarquia rígida, com um macho dominante chamado Alfa e a sua companheira. Normalmente apenas este casal procria. Todos os membros adultos da alcateia ajudam a cuidar das pequenas crias, trazendo-lhes alimento e tomando conta delas enquanto os outros caçam. Os lobos comunicam entre si através de um vasto e complexo repertório que inclui marcas de cheiro, vocalizações, expressões faciais, linguagem corporal e rituais. Esta comunicação é realizada muito mais por harmonia e integração do que por agressão ou submissão. Ao contrário do que se possa pensar, os lobos são animais geralmente dóceis, com uma grande aversão por lutas. São necessários laços muito fortes para manter a alcateia unida, como uma família.
çlfdçdlf
Estima-se que na Península Ibérica, sobrevivam apenas cerca de 2000 lobos ibéricos, dos quais 300 em território português.
jgfkgklfd
gfkfçlkg

Inclino-me perante ti, filho da lua
Que o meu fascínio acaricie a tua figura
És o mais belo de todos que por aqui irão passar
O mais intrigante, nobre e sábio
Venero-te, não tenho pudor de o afirmar
Tocas-me de formas difíceis de explicar
Perdoa todos dos meus que não te souberam respeitar
Perdoa-lhes o medo, o mito, a ignorância
Se um dia a este mundo regressar
A tua pele desejarei experimentar
Não há em mim queda para o cordeiro
Sou loba, solitária, sem alcateia
Em perseguição da palavra derradeira
Tu és o que eu sinto nas entranhas
És tu nas minhas formas mais estranhas
Como tu, tacteio e vagueio na noite
Só quem como eu pode entender
A alma de lobo que uiva no meu ser

5 comentários:

lilazdavioleta disse...

Este texto poético é lindíssimo.
E faço minhas as suas palavras, no que toca ao pedido de perdão.

Andrómeda disse...

Obrigada pelas suas palavras :)
E, se não for demasiada audácia falar em nome dos lobos, julgo que eles também agradecem :)

Dry-Martini disse...

Folgo em saber que um uivo ligou duas "lobinhas" muito mas muito boas :) Alguém viu o capuchinho vermelho?

Andrómeda disse...

Veja lá se não é você o capuchinho ... ;)

Dry-Martini disse...

Não me diga que me quer comer? :)
Nem pense!