quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

OS ANIMAIS DE ANDRÓMEDA

PANTERA
KGÇLFKG
KFÇLDKF
A pantera é um tipo de leopardo cujas pintas são tão difíceis de distinguir que a sua cor parece quase sólido preto.
LFºÇD
Os leopardos em geral são grandes felinos extremamente graciosos e poderosos, da família dos leões, tigres e jaguares. Habitam a África sub-sariana e o Nordeste deste continente, a Ásia central, Índia e China. No entanto, muitas das suas populações estão em perigo, sobretudo em território não africano.
ºGǺ~FG
O leopardo é tão forte e desloca-se com tanta facilidade pelas árvores, que frequentemente transporta as suas presas para os seus ramos. Arrastar animais de grande porte desta forma tem por objectivo mantê-los a salvo de “ladrões” como as hienas. Os leopardos podem também caçar do topo de árvores, onde a sua pele pintalgada serve como uma eficaz camuflagem entre a folhagem, até ao momento em que saltam inesperadamente para caçar a sua presa. Estes caçadores nocturnos também perseguem antílopes, veados e javalis movendo-se sinuosamente através de erva alta. Quando existe presença humana, é frequente os leopardos atacarem cães e, ocasionalmente, pessoas. Os leopardos são também nadadores exímios, sentindo-se perfeitamente à vontade na água, onde por vezes se alimentam de peixe ou caranguejos.
ºFÇGºF
As fêmeas podem dar à luz em qualquer altura do ano. Habitualmente têm duas crias de pêlo acinzentado com pintas vagamente visíveis. A mãe esconde as suas crias e transporta-as de um local seguro para outro, até terem idade suficiente para brincar e aprender a caçar. As crias vivem com as suas mães cerca de 2 anos e esta é a única altura das suas respectivas vidas em que os leopardos vivem em “comunidade”. De resto, são animais solitários.
GǺ~FÇG
A maioria dos leopardos tem o pêlo claro com pintas escuras bem distintas, chamadas rosetas, porque se assemelham à forma de rosas.
Os leopardos negros ou panteras são mais pequenos que os leopardos normais. O padrão pintalgado é visível de determinados ângulos, onde o efeito se assemelha a seda. A mistura de cor nas panteras é uma combinação de cinzento escuro azulado e roxo, com rosetas. As panteras conseguem caçar animais com um peso superior ao seu em cerca de 600 quilos, mas isto é raro dada a feroz competição que sofrem por parte de tigres e leões.

FKLºÇFD
Felina
Feroz
Impiedosa
Veloz
djfkldj
Mortífera
Matreira
Caçadora
Sorrateira
jfdjgkl
Silenciosa
Sedosa
Aveludada
Dissimulada
fjdkljf
Pantera
Poderosa
Negra
Maravilhosa
FLKGÇLFK

9 comentários:

Dry-Martini disse...

Está tudo muito bem mas encontro uma falha grave no seu texto. Gravissima para uma perfecionista exigente como a menina. Não descobre? A omissão da cor da pantera mais famosa do planeta. A cor-de-rosa :)

lilazdavioleta disse...

O meu amor pelos animais é mais que evidente ( até pelo bicho homem ). Mas tenho uma preferência pelos felinos, desde os pequenos aos de grande porte.
E há um predicado que atribui à pantera, com o qual não concordo.
Os felinos não são matreiros.
Acho que são tão " eles ", que não combina :).

Andrómeda disse...

Percebo o que quer dizer com a sua interpretação de "matreira", mas não foi de todo minha intenção utilizar esse adjectivo num sentido negativo, antes pelo contrário. "Matreira" foi usado no sentido de que precisam mesmo de ser matreiras para rondar e conseguir a sua caça - portanto, como instinto de sobrevivência e nunca com "sadismo" racionalizado.
De qualquer modo, fico feliz por haver alguém que leia estas palavras de forma tão atenta :)
Obrigada :)

Dry-Martini disse...

Ta ran ta ran. Ta ran. Ta ran, ta ran ta ran ta ran ta raaaaaaaaan. Ta ra ra ra raammmmm. Ta ta ran ta ran ta rannnnn ta rannnnn ta ran ta rannnnn. Continu-o sentido por continuar a não haver uma palavra para a cor de rosa :)

Andrómeda disse...

Fabulosa, a cor-de-rosa :)
Contente? Satisfeito?

m@xi disse...

Querida Amiga,

Adorei este post! E como amo Panteras.. recomendo este blog para teu conhecimento. Há uma lenda xamanica lá sobre a pantera e o dragao... lindaaa!

Beijos e aTe a proxima!
Parabens pelo poema! Gostaria de citá-lo, posso? qual a referencia?
meu email: maximira@gmail.com

Grata!

m@xi disse...

Esqueci de anexar o endereço do blog q falei sobre A Lenda da Pantera e do Dragão:
http://durangomes.spaces.live.com/blog/cns!B9CEC958BAB51994!386.entry

Agora sim! ;)

Andrómeda disse...

Obrigada pelo elogio :)
Claro que podes citá-lo. O poema é meu, pode ficar com a citação do endereço do blog
Volta sempre :)

m@xi disse...

wOw. todos estes poemas são teus!? e não estão em um livro ainda??? :) Adoraria comprar este livro, com teus poemas. E acredito que o momento é bem oportuno.. visto o grande no. de pessoas q começam a se despertar.. se interessar e a preservar o mundo em q vivem. Obrigada pelo retorno e mais uma vez P.A.R.A.B.E.N.S pelo blog, pelos poemas e por esse espírito lindo. Maximira