quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Passo os dedos pelo dicionário ao acaso e aterro em ...

FANTASIA
lçkçgl

Torre da Regaleira - Quinta da Regaleira
çlgkçdfklg
Rapidamente nos esquecemos, como Peter Pan em Hook de Spielberg, que teve de ser lançado à força no seio dos Rapazes Perdidos, para se recordar que sabia voar, para se recordar de todos os poderes mágicos que detinha em criança.
Esse foi o génio de J. M. Barrie, quando concebeu a maravilhosa aventura de Peter e Wendy. Bastou-lhe observar as brincadeiras dos seus três pequenos amigos e retirar daí a inspiração para uma história de faz de conta intemporal e universal.
jlkjçklj
Façamos, portanto, como Barrie e abeiremo-nos de um parque infantil para espreitar crianças de 6, 7 anos a brincar. A idade é crucial. Não mais que 7, não menos que 6. Nessa idade mágica as crianças vivem num outro mundo, nunca reparaste? Então observa-as e verás.
Schiuuuu ... Abre a porta imaginária devagarinho. Não as perturbes. Não te intrometas. Observa-as atentamente e escuta-as com mais atenção ainda. Repara no que dizem umas às outras. Vê como se movem num mundo que só elas conhecem, que só elas conseguem penetrar. Verás como é possível ser-se tudo o que se deseja ser, mago, fada, marinheiro, conquistador, apenas com o poder da imaginação despojada de censura ou de consciência.
E recorda-te de ti. Consegues? Então sorri e talvez, por brevíssimos momentos, consigas regressar uma vez mais a esse lugar especial, onde tudo é possível.
lkçl
Mas cuidado.
Hoje em dia, já não se podem observar crianças alheias desse modo, ou corremos o risco de sermos catalogados como monstros ... adeptos de outras fantasias muito diferentes. Porque os adultos também as têm, de outra espécie e grau.
Para alguns não passarão nunca disso mesmo e há algumas que assim devem permanecer. Para outros, são realidades experimentadas com regularidade. Normalmente o seu número, complexidade e oportunidade de ocorrência aumenta proporcionalmente ao poder, seja ele económico, social ou político. Provavelmente, porque satisfeitas as necessidades de todos os degraus da Pirâmide de Maslow, o ser humano se liberta dos constrangimentos que o super ego lhe impõe na vida diária e solta as rédeas, muitas vezes sem olhar a meios para atingir os seus fins.
jfdklf
Mas, façamos ou não parte do grupo desses privilegiados, aventureiros ou abusadores, há sempre um pormenor que nos escapa, bem explícito na seguinte maldição, e digo bem, maldição chinesa:
"Cuidado com o que desejas, porque pode tornar-se realidade."
A fantasia, porque de fantasia se trata, é sempre perfeita. Na nossa imaginação, onde controlamos todos os seus ínfimos detalhes. Onde o argumento é da nossa exclusiva autoria. Mas transporte-se a fantasia, o sonho, para a realidade e poderá haver surpresas no mínimo que desiludam, no máximo perturbadoras.
gkçfklg
Faz então de conta que és Aladino e pede ao génio os teus três desejos.
Mas espera ... pondera bem o que vais desejar ...

Sem comentários: